Como melhorar a memória? – Conheça os melhores métodos!

Pensa em algo novo que sempre quiseste tentar, como aprender a tocar guitarra, fazer cerâmica, malabarismo, jogar xadrez, falar francês, dançar o tango, ou dominar o teu swing de golfe. Qualquer uma destas atividades pode ajudá-lo a melhorar a sua memória, desde que o mantenham desafiado e empenhado.

E programas de treino cerebral? existem inúmeros aplicativos de treinamento cerebral e programas online que prometem aumentar a memória, habilidades de resolução de problemas, atenção e até mesmo QI com a prática diária. Mas funcionam mesmo? Cada vez mais, as provas dizem que não.

Enquanto esses programas de treinamento cerebral podem levar a melhorias de curto prazo em qualquer tarefa ou jogo específico que você tem praticado, eles não parecem fortalecer ou melhorar a inteligência geral, memória ou outras habilidades cognitivas.

Melhorar a memoria

Embora o exercício mental seja importante para a saúde do cérebro, isso não significa que nunca precises de suar. O exercício físico ajuda o cérebro a manter-se atento. Aumenta o oxigênio do seu cérebro e reduz o risco de distúrbios que levam à perda de memória, tais como diabetes e doenças cardiovasculares.

O exercício também aumenta os efeitos de produtos químicos úteis do cérebro e reduz hormônios de estresse. Talvez o mais importante, o exercício desempenha um papel importante na neuro plasticidade, estimulando fatores de crescimento e estimulando novas conexões neuronais.

Dicas de exercícios para estimular o cérebro o exercício aeróbico é particularmente bom para o cérebro, então escolha as atividades que mantêm o seu sangue bombeando. Em geral, tudo o que é bom para o seu coração é ótimo para o seu cérebro.

Desenvolvimento cerebral

Demora muito tempo a limpar o nevoeiro do sono quando acordas? Se assim for, você pode achar que o exercício físico na parte da manhã antes de começar o seu dia faz uma grande diferença. Além de limpar as teias de aranha, ele também primes você para aprender durante todo o dia.

As atividades físicas que requerem coordenação mão-olho ou habilidades motoras complexas são particularmente benéficas para a construção do cérebro. Os exercícios podem ajudá-lo a ultrapassar a fadiga mental e as quedas da tarde. Mesmo uma curta caminhada ou alguns saltos pode ser o suficiente para reiniciar o cérebro.

Tente exercitar os músculos conectados para lutar ou voar com atenção. Exercícios que usam ambos os braços e pernas e são feitos de uma forma focada com consciência consciente de sua experiência física e emocional são especialmente bons em reduzir o estresse traumático.

Remédios para a memoria

Exercícios como andar, correr, nadar ou escalar, ativar seus sentidos e torná-lo mais consciente de si mesmo e dos outros quando eles são feitos com atenção focada. Há uma grande diferença entre a quantidade de sono que você pode obter e a quantidade que você precisa para funcionar no seu melhor.

A verdade é que mais de 95% dos adultos precisam de entre 7,5 a 9 horas de sono todas as noites, a fim de evitar a privação do sono. Mesmo economizar algumas horas faz a diferença! Memória, criatividade, habilidades de resolução de problemas, e habilidades de pensamento crítico estão todos comprometidos.

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